domingo, 18 de julho de 2010

Como seram as armas do futuro?

    Este tema é especialmente dirigido aos fãs de filmes como "A guerra das estrelas" e "Startrek" em que os raios laser são a arma elegida pelos heróis de ficção cientifica.Embora deva dizer que este tópico pode "destruir" o "sonho" de disparar uma arma laser no espaço. ( decidi que os raios laser vão ser a coriosidade do mês)

  Vou começar por falar nas armas talvez menos conhecidas da actualidade, ainda não estão suficientemente evoluídas para puderem ser utilizadas em batalhas reais no entanto já se verifica uma evolução notável se formos a comparar o poder destructivo do Railgun a um tanque ou algo pelo estilo.


                    RAILGUN


Railgun, ou canhão eléctrico, é uma arma cujo sistema de funcionamento utiliza a electricidade para acelerar um projéctil ao longo de um par de trilhos metálicos.
A marinha dos EUA já anunciou ter testado um railgun com sucesso, lançando um projéctil de 3,5kg a velocidade de mach 7 (7 vezes a velocidade do som).Neste momento acho que quem lê isto só pode concluir 2 coisas, ou que é uma arma extremamente poderosa ou que muito pelo contrario não tem qualquer poder destructivo, quem é apologista do 2 pensamento esta errado, é normal pensar que como não explode não tem poder destructivo pois hoje em dia as melhores armas são aquelas com uma área de explosão maior no entanto tendo em conta que quanto maior for a velocidade/peso maior o poder destructivo e esta atinge 7 vezes a velocidade do som, o railgun é sem duvida uma arma super poderosa.

Funcionamento

Um railgun consiste em dois trilhos metálicos paralelos (daí o nome) conectados a uma fonte de energia eléctrica. Quando um projéctil condutivo é inserido entre os trilhos, na extremidade conectada à fonte, o circuito é completado. Os eléctrões fluem do terminal negativo da fonte para o trilho negativo, passando pelo projéctil, pelo trilho positivo e daí de volta para fonte de energia.
Esta corrente faz o railgun comportar-se como um electroíman, criando um poderoso campo magnético na região dos trilhos em direcção à posição do projéctil. De acordo com a "regra da mão direita", o campo magnético circula em torno de cada condutor. Uma vez que a corrente ocorre em direcções opostas em cada trilho, o campo magnético resultante entre os trilhos é direccionado verticalmente. A acção deste campo, em combinação com a corrente através do projéctil, produz uma força de Lorentz, que acelera o projéctil no sentido dos trilhos. Assim, o projéctil desliza na direcção oposta ã fonte de energia. Há forças também agindo nos trilhos no sentido de tentar afastá-los, o que só não acontece por estarem firmemente fixados.
Uma fonte de energia suficientemente grande, da ordem de um milhão de amperes irá criar uma tremenda força no projéctil, acelerando-o à velocidade de muitos quilómetros por segundo. Embora grandes velocidades sejam teoricamente possíveis, o calor gerado pela propulsão do objecto é suficiente para rapidamente degradar os trilhos. Tal equipamento exigiria constantes substituições dos trilhos, ou o uso de um material resistente ao calor e ao mesmo tempo suficientemente condutivo para produzir o mesmo efeito.

  No meu próximo post irei muito possívelmente falar da tecnologia laser.
Mais uma vez obrigado por avaliarem o meu trabalho e sobretudo por o lerem.

Sem comentários: